ARQUIVO 1

Árvore que produz "gelo" no calor chama a atenção no Piauí

A situação atípica está chamando a atenção de populares que se dirigem ao local para ver de perto o gelo e a água gelada que cai da árvore

20 de junho de 2019, às 17:14 | Plínio Castelo

Uma quinta-feira quente em Barras. A temperatura gira em torno de 33º. Só que apesar do clima quente, os moradores da Comunidade Boa Esperança encontram um Jucá, árvore típica da região, brotando gelo.

A situação atípica está chamando a atenção de populares que se dirigem ao local para ver de perto o gelo e a água gelada que cai da árvore.

A bióloga Marisa Yamashiro foi consultada e disse que  o "gelo" na verdade é uma espuma que serve de casulo para insetos.

Os insetos com asas como, por exemplo, cigarras, depositam seus ovos no galho, esse é envolvido por uma espuma branca que serve de proteção. No interior dessa espuma crescem as ninfas que sugam a seiva e excretam grande quantidade de liquido que escorre do local pingando assim no solo. Esse acontecimento é conhecido como ‘choro da árvore’ que, nada mais é que parte da cadeia alimentar dos seres vivos.

Árvore que tem chamado a atenção de populares


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS