ARQUIVO 1

Conheça a história do famoso "Time da Lama" de Castelo do Piauí

Brincadeiras, risada e muita parceria eram os ingredientes que alimentavam a amizade dos integrantes da equipe

19 de junho de 2022, às 10:00 | Augusto Júnior

Na época de infância e adolescência o que todo jovem quer é brincar. Sem preocupações o que todos desejam é poder se divertir e o futebol, um dos esportes mais democráticos, é um dos principais meios para o entretenimento e a diversão.Um lugar para jogar bola com os amigos era o que a maioria dos jovens queria na simpática, pacata e próspera, Castelo do Piauí dos anos 80. Tempos bons àqueles que não voltam mais, dizem os mais velhos.

O TIME DA LAMA

O Time da Lama fez sucesso nos campos de Castelo no início da década de 80. Formado por um grupo de amigos da Avenida Antonino Freire e dos bairros Transmissores e Matadouro.

Os jogadores que formavam escrete do Time da Lama eram os seguintes:

Sula, que era o goleiro (pai do jogador Paulinho Castelo e do empresário Rogério Rações), seus irmãos García e Antonio Luís Severo, Erinaldo e França (meus irmãos), Amaral Sampaio, Elício Modesto, Zé Cícero, Antonio (Fontol), José Dário e João Chagas, Irmão Wilamy e Ednaldo (Neguinho), e Valdecir (Casa Grande) e mais tantos outros.

O NOME

Você deve está se perguntando por que Time da Lama não é? Calma, lhe diremos.

Time da Lama porque o campo, onde aconteciam os jogos ficava próximo a um lamaçal e em dias de chuva, todo mundo saia enlameado de campo após as partidas. Brincadeiras à parte, risada e muita parceria eram os ingredientes que alimentavam a amizade dos integrantes do time que para eles o simples fato da brincadeira com o futebol se tornava uma terapia, acrescida depois da clássica resenha.

RIVAIS DA ÉPOCA

O Time da Lama era reconhecido por diversos outros times dessa época romântica de nosso futebol, onde a rivalidade era somente dentro de campo. Os adversários eram muitos, porém a maior rivalidade era com o Cabarezal, que tinha como jogadores, César e Zé Paulino, Sebastião (goleiro), Francimar "Cavalo de Aço", Josimar "Tucum" e Leó ( In memoriam), dentre outros.

O FIM DO TIME DA LAMA

O Time da Lama acabou quando muitos de seus jogadores viajaram para São Paulo. A exemplo do que aconteceu no Brasil, muitos jovens castelenses foram para os grandes centros do país em busca de melhores condições de vida.

O BANDEIRANTE

Com o fim do Time da Lama outro time no bairro se formou, desta vez com o nome de Bandeirante, criado por Francisco das Chagas Mourão, o "Chico Longo" (In memoriam), que depois passou o comando para Sitonho Bina. Portanto o Time da Lama e o Bandeirante foram os embriões do Comercial Futebol Clube de Manoel Bina, o primeiro campeão do Campeonato Municipal de Castelo do Piauí jogando no estádio Mangueirão.

Essa foi apenas uma pequena história de tantas, ocorrida em Castelo do Piauí e uma forma de homenagear meus amigos de bairro.

O Time da Lama fez sucesso


VEJA MAIS HISTÓRIAS NO BLOG DO AUGUSTO JÚNIOR

* Matéria produzida por Augusto Júnior com colaboração de Erinaldo Vasconcelos e Antonio Luís Severo.

Augusto Júnior é professor de Geografia formado pela UESPI (Universidade Estadual do Piauí), condutor de turistas e visitantes em Castelo do Piauí e comentarista esportivo em programa de rádio.


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS