ARQUIVO 1

FIEPI divulga 3ª a pesquisa sondagem da Construção Civil

O percentual do Estado é o maior já mensurado desde setembro/2020, mostrando uma ascendente retomada das atividades

04 de fevereiro de 2021, às 14:00 | Editoria de Geral

Números obtidos pela pesquisa Sondagem da Indústria da Construção Civil realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Piauí(FIEPI) em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) em dezembro com dados de novembro mostram crescimento no setor pelo terceiro mês consecutivo.

O nível de atividade igual ao usual apresentou o percentual de 52,2% no Piauí, enquanto no Nordeste, ficou em 45,1%. O percentual do Estado é o maior já mensurado desde setembro/2020, mostrando uma ascendente retomada das atividades.

Analisando os dados referentes à evolução no número de empregados, identificou-se que no mês de novembro, a estabilidade nos empregos na região Nordeste manteve-se estável em 58,5%, enquanto essa estabilidade no Piauí foi superior à regional, medida em 65,2%.

Já, analisando o critério de aumento no número de empregados, o percentual ficou em 17,4%, cenário próximo ao do Nordeste, com 18,3%.

PERPECTIVAS PARA OS PRÓXIMOS 6 MESES

Avaliando as perspectivas para os próximos 6 meses, a Construção Civil estadual tem permanecido otimista. Se o aumento no nível de atividade para os próximos 6 meses medido no Nordeste é de 38,7%, no Piauí é medido em 52,2%.

Essa tendência local também é notada quando as compras de insumos e matérias-primas tem perspectivas de aumento de 47,8% para os 6 meses, demonstrando mais otimismo em relação ao Nordeste (38%).
Analisando o aumento no número de empregados para os 6 meses, o Estado evidencia um cenário melhor que o do Nordeste. Se no Piauí temos 39,1%, no Nordeste o percentual é inferior, com 34,5%.

Um bom termômetro da Construção Civil é o aumento dos novos empreendimentos e serviços, que tem se mantido superior ao do Nordeste desde setembro de 2020. Enquanto em novembro esse percentual no Estado foi de 56,5%, no Nordeste foi medido em 42,3%.

Por outro lado, as intenções de investimento para os próximos 6 meses, em que a indústria da construção civil provavelmente tem intenção de investir, os patamares percentuais tem sido muito semelhantes. O índice no Nordeste ficou em 38,7% e no Piauí, um pouco superior, com 39,1%.


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS