ARQUIVO 1

Bolsonaro cancela agenda no Congresso. Eestratégia perigosa

É preciso aguardar o fim do período de lua de mel e começarem os embates parlamentares para sabermos se este é o caminho correto

14 de novembro de 2018, às 14:00 | Wesslley Sales

O cancelamento da agenda no Congresso Nacional com os presidentes da Câmara e do Senado prevista para acontecer ontem (13/11) é, para o presidente eleito Jair Bolsonaro, um mal entendido da parte de sua assessoria. De acordo com ele, não haveria necessidade de audiência com os presidentes Eunício Oliveira e Rodrigo Maia porque fala com eles por telefone.

Mas, a coisa não é bem assim. Parlamentar do baixo clero da Câmara, Jair Bolsonaro faz um jogo perigoso no trato com o parlamento. A ideia é não tratar com líderes e presidentes do Senado e Câmara, mas com as câmaras temáticas, como a Bancada Ruralista que indicou a futura Ministra da Agricultura.

É desta forma que o presidente pretende garantir a maioria para aprovar as medidas consideradas importantes para seu governo, mantendo assim promessa de campanha de não barganhar apoio no Congresso. Se a estratégia dará certo será preciso aguardar o fim do período de lua de mel e começarem os embates parlamentares, principalmente após a definição da nova mesa diretora nas duas casas.

Jair Bolsonaro / Foto: UOL


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS