ARQUIVO 1

Sem repovoamento e R$ 3 milhões IBGE não faz o Censo 2020

Outra dificuldade é o grande número de servidores chegando a aposentadoria. No Piauí, o déficit segue a mesma tendência nacional

16 de dezembro de 2018, às 10:00 | Wesslley Sales

A cada 10 anos o Brasil se mostra através dos números. Quantos somos, como vivemos, qual representatividade de um Estado no Congresso Nacional. Essas são algumas das respostas apontadas pelo Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O primeiro Censo foi realizado ainda em 1872, quando o Brasil ainda era colônia de Portugal e tinha pouco mais de 10.100 milhões de habitantes. Em 2010, na última pesquisa, já éramos 190.732.694 milhões de brasileiros, crescimento de 12,3% em relação ao ano 2000.

O IBGE agora já se preocupa com o retrato nacional que será mostrado em 2020, mas para isso será preciso primeiro vencer as dificuldades internas no próprio Instituto. Para o próximo Censo Populacional será preciso R$ 3 milhões, recurso que sequer está assegurado.

Outra dificuldade é o grande número de servidores chegando a aposentadoria. No Piauí, o déficit segue a mesma tendência nacional. Antes mesmo de iniciar a contagem populacional será preciso povoar o IBGE de recursos e profissionais, sob pena de não saber quantos somos, como vivemos e qual representatividade de um Estado no Congresso Nacional.

Censo 2020 em risco


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS