ARQUIVO 1

"A saúde do Piauí não tem partido político", diz Ciro Nogueira

O Ministro da Casa Civil esteve em Teresina com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, para entrega de equipamentos

08 de outubro de 2021, às 15:00 | Tarcio Cruz

O Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, entregou, ao lado Ministro-Chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, na manhã desta sexta (08/10), equipamentos ao Hospital Universitário da UFPI. 

Queiroga elogiou o avanço na vacinação e revelou que espera que a pandemia acabe em breve.

Na solenidade, o Ministro da Saúde entregou um tomógrafo computadorizado de 64 detectores, um mamógrafo digital, com tecnologia 3D, três aparelhos de ultrassom, uma torre para cirurgia vídeo laparoscópica, além de dezenas de equipamentos médicos e materiais cirúrgicos. Ainda durante o evento foram homenageados ex-reitores da UFPI que fizeram parte da construção do HU com entrega da “Medalha de Honra ao Mérito Prof. Dr. Benedito Borges”.

O Ministro se mostrou otimismo com o fim da pandemia.

“Em breve vamos acabar com essa pandemia e ser livres para viver com a alegria que sempre vivemos. O presidente Bolsonaro sempre disse desde o início que era necessário conciliar a pandemia com a necessidade de as pessoas trabalharem e ganharem o seu dinheiro com o suor do seu trabalho. Vamos juntos sair mais forte que entramos. De 2008 a 2018 foram fechados 40 mil leitos hospitalares, hoje estamos devolvendo a esse hospital a condição assistencial, não só para atendimentos, mas também para formar profissionais de saúde para que esse país volte a investir em ciência e tecnologia. O Sistema Único de Saúde, o nosso SUS é a principal ferramenta para enfrentar os problemas de saúde pública que espreitam o nosso país, é com ele que já distribuímos mais de 301 milhões de vacinas. Isso já assegurou mais de 90% de brasileiros acima de 18 anos vacinados com a primeira dose e mais de 60% vacinados com a segunda dose. Me solidarizo com todos aqueles que perderam seus entes queridos ou ainda sofrem com a COVID-19 e saudar cada profissional que luta contra essa pandemia”, afirmou o ministro.

O ministro Ciro Nogueira aproveitou a solenidade para solicitar ao Ministro da Saúde a estruturação do setor de combate ao câncer no Hospital Universitário e Queiroga confirmou que até o próximo ano o setor será construído.

"Vamos sair dessa situação de pandemia com a competência do Ministro Queiroga e a vontade do presidente Bolsonaro. O nosso país tem uma cultura de vacina, isso é importante, diferentemente dos EUA, onde as pessoas não querem se vacinar. Pelo contrário, vamos ser exemplo para o mundo. Por isso, fizemos questão de trazer o Ministro Queiroga, a saúde do Piauí não tem partido político, fiz questão de levar ele hoje no Centro Materno Infantil, uma obra do Governo do Estado com recurso da bancada federal. Tenho uma tradição de manter a minha palavra sempre e fiz o compromisso de construir esse centro oncológico e vou cumprir", afirmou Ciro Nogueira.

Queiroga e Ciro Nogueira


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS