ARQUIVO 1

Bela Vista do Piauí adota toque de recolher após casos de COVID-19

As medidas restritivas já entraram em vigor e seguem até o dia 1º de novembro deste ano

22 de outubro de 2021, às 16:40 | Emanuel Vital

O prefeito de Bela Vista do Piauí, Francisco de Sousa Neto (PT), publicou decreto de nº 046/2021, no Diário Oficial dos Municípios de 21 de outubro implantando medidas restritivas na cidade, como a suspensão da realização de eventos e toque de recolher após aumento de casos de COVID-19.

As medidas restritivas já entraram em vigor e seguem até o dia 1º de novembro deste ano. No Piauí, o governador Wellington Dias (PT) já autorizou a realização de eventos em espaços abertos, com até 500 pessoas, funcionamento de bares e restaurantes até 1h, não existe mais o toque de recolher e autorizou o retorno das aulas presenciais.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Edigar Sousa, municípios da região, como Simplício Mendes, que fica a 15 km de distância, registraram um aumento nos casos. Como há muita circulação entre os moradores da região, as medidas sanitárias foram implementadas.

“Como as cidades vizinhas estão restritas com decretos e limitando muitas coisas, é uma situação complicada, pois o deslocamento da população para essas cidades vizinhas é constante. Então é uma questão de preocupação, pois se esses municípios possuem restrições e nós ficarmos sem, pode ocasionar o deslocamento dessas pessoas de cidades próximas para a nossa e aumentar o contágio”, explicou.

Edigar Sousa explicou que o município também registrou um pequeno aumento dos casos. 

“Estávamos seguindo as orientações e normas estaduais, porém tem a situação de cidades vizinhas e nós também tivemos alguns casos consideráveis recentemente. Inclusive, teve um óbito de uma criança que estava com COVID-19”, destacou.

Ele ainda pontuou que a vacinação é a principal resposta para a diminuição dos casos.

"Tenho fé que com o avanço da vacinação a gente consiga diminuir o máximo possível de casos de COVID-19. A vacina é basicamente a única forma de conter o avanço dessa doença", finalizou.

Entre as medidas adotadas está a suspensão das atividades que envolvam aglomeração, eventos culturais, atividades esportivas e sociais, bem como o funcionamento de casas de shows e quaisquer tipos de estabelecimentos que promovam atividades festivas, como por exemplo, paredões, músicas ao vivo, som automotivo, atividades esportivas (torneio, boiões, vaquejadas) em espaço público ou privado, em ambiente fechado ou aberto, com ou sem venda de ingresso.

Bares, restaurantes, trailers, lanchonetes e estabelecimentos similares bem como lojas de conveniência, só poderão funcionar até as 23h00, sendo vedada a realização de festas, eventos, dança, ou qualquer atividade que gere aglomeração.

Está proibida a realização de atividades esportivas em espaços públicos ou privados. As aulas presenciais também estão proibidas.

Também foi adotado um toque de recolher no período de 00h00 até as 05h00, ressalvados os deslocamentos de extrema necessidade. O comércio pode funcionar até as 22h00.

Atualmente o município possui 341 casos confirmados, 7 óbitos e 8 pessoas em isolamento domiciliar.

Já foram aplicadas 5.506 mil doses, sendo a primeira dose para 3.008 pessoas, e 2.412 com a segunda dose, 70 receberam a dose única e 16 a dose de reforço, segundo os dados do Vacinômetro da prefeitura. O município já está vacinando adolescentes de 16 a 17 anos.

Várias medidas restritivas foram adotadas

Veja mais acessando o Portal Folha de Oeiras


REDES SOCIAIS

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

VÍDEOS MAIS VISTOS