Piauienses são presos acusados de estelionato em Brasília
De acordo a policia, falta prender o comparsa deles, Thiago Arielson Vasconcelos Monte, 26 anos, que ainda não foi localizado
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu em flagrante na noite desta segunda-feira (13/07), dois oeirenses acusados do crime de estelionato no Distrito Federal. Os homens foram identificados após dois meses de investigações e teriam feito, pelo menos, 29 vítimas.
Em rede social, o delegado Miguel Lucena anunciou a prisão em flagrante dos irmãos. Segundo a polícia, a dupla enganava as vítimas e compravam com falsas transferências bancárias celulares anunciados para venda. Os presos foram identificados como Evanilson de Lima Santana, 30 anos, e Francisco das Chagas Santana da Rocha Filho, 25 anos. De acordo a policia, falta prender o comparsa deles, Thiago Arielson Vasconcelos Monte, 26 anos, que ainda não foi localizado.
A dupla foi presa por volta das 21h00, após terem aplicado mais dois golpes. Segundo a polícia, os autores integram uma organização criminosa especializada na prática de golpes na compra de celulares pela internet. Eles negociavam a compra de aparelho e simulavam uma transferência bancária. O terceiro membro do grupo ainda é procurado.
O grupo encontrava anúncios da venda de celulares em sites da internet, contatavam as vítimas e marcavam encontros em locais públicos, após o expediente comercial (entre 17h00 e 21h00).
Depois de analisarem os aparelhos, acertavam o valor da negociação e simulavam um agendamento de transferência bancária eletrônica para o dia seguinte, sob a alegação que não seria possível a realização da transação em razão do horário negociado. Acreditando que o pagamento seria realizado, as vítimas entregavam os aparelhos e somente percebiam o golpe no dia seguinte.
A operação responsável pela prisão dos estelionatários recebeu este nome tendo em vista a preferência dos autores por celulares da marca Apple.
A primeira parte desta operação resultou na prisão de outro criminoso que atuava de forma parecida, em fevereiro deste ano.
Veja mais acessando o Portal Folha de Oeiras
O Piauí no seu E-Mail
Escreva seu e-mail e receba as notícias do ARQUIVO 1