Maia avança e os nordestinos com isso!?
Como se sabe, nada se resolve no Congresso Nacional sem os nordestinos. Isso é tão reticente que não vamos tentar novamente evidenciar
O Presidente Michel Temer está livre de responder no mandato à segunda denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), dessa vez por organização criminosa e abuso de autoridade. É muito ineditismo em nossa vida pública!
Após enfrentarmos o impeachment de uma Presidente da República, vimos um Presidente da República enfrentar, na prática, dois “impeachments”. Não é pouca coisa, caríssimos! Não seria natural que nossa sociedade e democracia estivessem em bom estado após tudo isso! O que teremos pela frente de agora em diante?!
São muitos os questionamentos que nos apresentam. Fazendo uma avaliação da votação dos deputados e deputadas nordestinos, que foram os principais fiadores desse governo que está aí, observamos alguns indicativos importantes. Os estados administrados por governadores do PMDB, Sergipe e Alagoas, deram a maioria de seus votos pela continuidade das investigações contra o Presidente Michel Temer! Dos Estados administrados por governos do PT, só a Bahia deu uma larga margem de apoio à abertura do processo contra o Chefe do Executivo. No Piauí, ganhou os que apoiam Temer, enquanto no Ceará houve um empate técnico.
Poderíamos dizer que cada Estado desse tem sua realidade, suas vicissitudes. É verdade, porém fica evidente a força política dos ventos de 2018! Nos Estados comandados por peemedebistas, sabe-se que o PMDB deve continuar sem lançar candidato à Presidente da República; existe o salvem-se quem puder! Entre os governos petistas, existe a convicção que não vale à pena brigar com um governo, seja ele qual for em época de retomada econômica, quando nem se viu o próprio Lula na porta do Congresso pedindo votos contra Temer! É o tal do pragmatismo que tanto enoja os mais exaltados e esgrima o estoicismo dos mais experientes!
O Governo Temer, nas declarações do final da semana passada de alguns de seus agentes, quer continuar a tocar sua agenda reformista, como assim se inaugurou após o afastamento de Dilma Rousseff. Fala-se abertamente que muito disso vai depender do Presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Rodrigo Maia(DEM-RJ). Isso é óbvio pois a Reforma da Previdência está dormindo na “Casa do Povo”, desde quando estourou a delação dos Irmãos Batista; Maia é um dos empolgados pelo assunto. Muita gente anda dizendo que Temer vai reduzir de tamanho e Maia vai crescer! Nessa questão não se fala do Presidente do Senado, Eunício Oliveira(PMDB-CE).
Como se sabe, nada se resolve no Congresso Nacional sem os nordestinos. Isso é tão reticente que não vamos tentar novamente evidenciar. O que é público e notório não carece de prova.
A bancada nordestina estaria propensa a se embalar com as vontades de Rodrigo Maia? Não avalio crível. O Democratas, partido de Maia, deve avançar de tamanho na janela partidária de março de 2018, porém é pouco maior que um anão político onde já foi gigante! O Nordeste é a região onde a presença do Estado chama mais atenção no Brasil, são muitas empresas públicas na região, muito mais governos, as corporações são fortíssimas!
Maia deve continuar a crescer, sim, porém sua força sobre esse grupamento fortíssimo da política parlamentar brasileira não tende a ser pantagruélico como querem imaginar alguns! Lá no Nordeste, um governo federal com condições de ordenar, pagar e cobrar vale mais do que alguns brasileiros que não nasceram acima do paralelo 20º podem imaginar!
O Piauí no seu E-Mail
Escreva seu e-mail e receba as notícias do ARQUIVO 1