ARQUIVO 1

Seria apenas uma luta pelo poder?!

Não custa lembra que a turma de Fernando Henrique pensou em 20 anos de poder, depois veio a turma de Zé Dirceu e Lula falando nessas duas décadas mágicas de poder

25 de fevereiro de 2019, às 12:30 | Genésio Júnior

Algumas coisas têm que se ditas (ou seriam escritas?), questionadas.

O Presidente Jair Bolsonaro precisava ter demitido o seu ex-grande aliado Gustavo Bebiano como o fez? Alegando foro íntimo!

O Brasil precisava se meter nessa ação com a Venezuela forçando uma ajuda humanitária que foi inventada pelo Estados Unidos? O Brasil precisava ter sugerido em algum momento quaquer tipo de intervenção, ou algum tipo de suporte à intervenção, na Venezuela?

Você acredita que os políticos vão ser sócios de uma reforma da Previdência que mesmo argumentando que vai enfrentar as desigualdades, em algum momento não esconde que vai mexer na aposentadoria rural e com o benefício de prestação continuada?

Você acredita que os políticos vão ser sócios de uma reforma da Previdência que lhes vai impor severos ônus eleitorais, especialmente frente um governo que não sinaliza compartilhar os benefícios desse sucesso?

Vocês acreditam que os políticos e os comandos partidários, que em sua maioria tutelam o Presidente da Câmara, Rodrigo Maia - vão permitir que se mude o regimento da “Casa do Povo” para facilitar a vida parlamentar do Governo Bolsonaro?

Vocês acreditam que o Governo Bolsonaro ao ter sucesso nos primeiros movimentos, ao fazer a economia crescer, vai esmagar os aliados nas eleições municipais trabalhando para eleger os membros do seu partido ou de novos partidos a serem controlados por eles?

Vocês têm dúvidas de que o Governo Bolsonaro vai usar o ministro Sérgio Moro para perseguir os políticos que não lhe dão apoio, mesmo que eles não sejam corruptos?

Muitos desses questionamentos são provocações. Muitas são questões que se repetiram em momentos específicos de nossa história. Algumas são exageros do poder. É inegável que os poderosos, afiançados pela opinião pública, avaliam que são os senhores da verdade, mesmo dizendo que não!

A história é construída por vitoriosos e derrotados, mas quem leva os louros são os vencedores. Por vezes os vitoriosos são os donos da verdade histórica. Na democracia moderna, mesmo vivendo essa crise terrível que hoje enfrenta, o vitorioso não pode tudo, pois a minoria tem que ser respeitada em seus direitos imediatos, assim como os difusos. Temos visto que os donos da verdade histórica às vezes sofrem reveses, pois alguns teimam em querer reescrever a história.

Bolsonaro acabou de vencer, não é o dono da verdade, nem tem condições de reescrever a história. Sua luta do momento parece óbvia para alguns. Não é. O que deveria ser só uma conquista de nossa sociedade pode ser só a busca do risco

Não custa lembra que a turma de Fernando Henrique pensou em 20 anos de poder, depois veio a turma de Zé Dirceu e Lula falando nessas duas décadas mágicas de poder. Bolsonaro quer mudar o Brasil com as reformas ou só 20 anos de poder?!

FHC e Lula / Foto: Jornal Grande Bahia


REDES SOCIAIS

VÍDEOS MAIS VISTOS